O Centro de Estudos, Educação e Sociedade (CEDES) da Unicamp, realizou no último dia 5 de outubro, em Campinas, o evento “Agronegócio no Brasil. Avanços e perspectivas: Biotecnologia, CRISPR, Agricultura Digital”.

 

 

A primeira palestra do dia foi conduzida pelo cientista e pesquisador Geraldo Berger, diretor da Agrobio – Associação Brasileira de Empresas de Biotecnologia, que pode ali ilustrar o seu parecer científico sobre como os Organismos Geneticamente Modificados se inserem dentro do agronegócio brasileiro.

Na sequência, a advogada especialista em biossegurança e Direito Regulatório, Patrícia Fukuma, do Fukuma Advogados & Consultores e da Associação Brasileira das Empresas de Biotecnologia (Agrobio), trouxe o seu ponto de vista para a interpretação da Lei Brasileira de Biossegurança.

O evento ainda trouxe à tona discussões sobre as dimensões econômicas do setor, perspectivas históricas, a balança comercial brasileira e o aumento do PIB, além do sistema CRISPR ((do inglês Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats) aplicado à ciência de edição genética e sua contribuição para a agricultura.